a farm field with a tractor in the middle of it

94ª Semana do Fazendeiro UFV/2024

14 a 20 de setembro 2024

Programação:

Semana da Juventude Rural UFV/2024

15ª Troca de Saberes

11ª Semana da Mulher Rural

15ª Semana da Juventude Rural

8º Torneio Leiteiro de Viçosa e Região

2º Encontro de Produtores de Leite

Programação:

8:00 Acolhida

9:00 Abertura

9:30 Apresentação Institucional UFV

9:50 Palestra Emater-MG -Projeto futuro no Campo

10:30 Apresentação Cultural EFI UFV

10:50 Apresentação "ÉdoCampo"

11:30 Almoço e visita ao campus

13:30 Palestra: Empreendedorismo rural: a importâcia da atuação do jovem

14:00 Minicursos:

1- Cafés especiais : uma alternativa para a juventude rural

2- Piscicultura ornamental

3- Processamento de Frutas: uma alternativa de valor e renda na propriedade

4- A importância da educação no campo na sucessão rural

16:00 Encerramento

15ª Semana da Juventude Rural

Desde os tempos da antiga ACAR, que precedeu a atual Emater-MG, a Juventude Rural tem sido alvo de políticas públicas, a começar pelos Clubes 4S e posteriormente pelo projeto Transformar, que foi um dos projetos estruturadores do Estado de Minas Gerais. Dando sequência a este histórico de atuação, foi construída a Semana da Juventude Rural em parceria com a UFV que se identificou com esses valores, por ocasião da Semana do Fazendeiro.

O desenvolvimento da agricultura familiar se fortalece quando há a inserção da Juventude Rural na construção de programas e projetos que atendam aos seus anseios. Neste contexto, assegurar a produção agropecuária da agricultura familiar e o consumo cotidiano de alimentos seguros na mesa dos brasileiros passa, sobretudo, pela inclusão dos jovens no processo de planejamento das propriedades, na discussão da sucessão familiar, no acesso a novos conhecimentos, tecnologias e contribuindo, assim, na promoção de novos mercados.

A Região das Matas de Minas que abrange seis Unidades Regionais da Emater-MG (Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova e Viçosa) participa ao longo desses 15 anos desta Semana da Juventude Rural. Nesta edição, 150 jovens participam ativamente deste trabalho.

Em sua 15ª edição, a fim de permitir o contato dos jovens rurais com o ensino, a pesquisa e a tecnologia, a Emater-MG e a UFV têm oferecido oportunidades de discussões que os estimulem, sobretudo, para o empreendedorismo no meio rural e a tomada de consciência do seu papel no processo da sucessão familiar.

Semana da Juventude Rural oferece palestras e capacitações para jovens da região

O ritmo de transformação do cenário agropecuário é acelerado. Novas tecnologias e alterações nas dinâmicas social e sucessória são exemplos do que têm impactado a vida e o trabalho no campo e também do que foi tratado na 15ª Semana da Juventude Rural, nesta quinta-feira (19). Diante de tantas mudanças e novidades, assim como de diferentes possibilidades futuras para a área rural, o protagonismo das novas gerações foi destacado durante o dia.

A Semana da Juventude Rural é promovida pela UFV e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) como um evento que integra a Semana do Fazendeiro para proporcionar trocas de conhecimentos sobre o campo e seu desenvolvimento junto a jovens de Viçosa e da região. “E a UFV é inerentemente inovadora, empreendedora; um espaço para isso”, afirmou o gerente da unidade regional da Emater de Viçosa, Fabrício de Sales Alves Pinto.

Em todos estes anos, retornos positivos não faltam. Marcos José Santos de Souza, de 24 anos de idade, esteve na Semana da Juventude Rural pela segunda vez e contou como ela já contribuiu para o alcance dos seus objetivos. Os conhecimentos obtidos na primeira vez em que participou do evento, em 2022, possibilitaram que ele trocasse o emprego em um frigorífico e iniciasse suas atividades na horticultura. Atualmente, o jovem produtor fornece alimentos para várias escolas, por meio da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), e mercados nas proximidades de Oratórios (MG), onde mora: “o salário que eu ganhava, investia no que mais gostava de fazer na área rural. Então, pude sair da empresa no mês passado e estou trabalhando para mim agora”.

Marcos comentou que é um dos poucos jovens produtores da família, entre pais e tios mais velhos. “Sempre gostei de estar na área rural. Espero ser exemplo para a juventude onde moro”, disse. Ao pensar no futuro, também ressaltou que pretende melhorar suas plantações e iniciar um novo negócio: “pôr sombrite, sistema de irrigação... E quero investir na área do leite, fazer queijo e iogurte”.

É claro que, além de motivações, Marcos trouxe questões e preocupações que permeiam seu dia a dia. Dentre elas estiveram algumas relacionadas à vontade de conciliar trabalho e estudo, para aprimorar cada vez mais sua atuação, e ao desejo de ter mais apoio. “Eu tenho como produzir, mas preciso que as pessoas valorizem os meus produtos”, salientou, lembrando que o campo alcança e faz a diferença para toda a comunidade.

Programação
A 15ª Semana da Juventude Rural recebeu 160 jovens de até 29 anos vinculados a seis unidades regionais da Emater, que representam 25 cidades. A programação, de acordo com Fabrício, foi pensada para atender às demandas dos participantes e incluiu palestras e capacitações, como as sobre agroindústria, cafés especiais, fruticultura e piscicultura ornamental.

O empreendedorismo rural foi um dos assuntos debatidos e a plataforma de vendas on-line É do Campo, apresentada. Ela conecta agricultores familiares de Minas Gerais com consumidores de todo o país. “A gente estimula os jovens produtores a empreenderem, levarem seus produtos para a plataforma e entrarem para esse mercado, que é uma realidade”, segundo Fabrício.

Atendendo à demanda do Marcos e de outros participantes, a UFV levou informações sobre seus cursos e oportunidades.

Apoio e visibilidade para jovens rurais mineiros em movimentos sociais e culturais.

Apoio a Movimentos

Fortalecemos a participação dos jovens em causas sociais e culturais relevantes.

Capacitação e Treinamento

Oferecemos cursos e workshops para desenvolver habilidades e conhecimentos dos jovens rurais.

Visibilidade e Inclusão

Promovemos a inclusão e a representação dos jovens rurais na sociedade brasileira.

Conexão e Empoderamento

Oferecemos suporte e recursos que promovem o empoderamento ao jovem rural.