A Semana do Fazendeiro na UFV

Desde 1929, a Semana do Fazendeiro acontece na Universidade Federal de Viçosa de forma quase ininterrupta. Considerada por Mota, Gomes e Leonardo (2016) como um dos mais tradicionais eventos de extensão universitária do Brasil, seu objetivo é promover o diálogo com a sociedade, integrando produtores rurais de diversas regiões brasileiras, docentes, discentes de graduação e pós-graduação, técnicos e pesquisadores de vários órgãos públicos e da iniciativa privada. Gurgel (1986) reforça essa visão, afirmando que o evento, realizado pela primeira vez em 14 de julho de 1929, é um marco por ser a primeira atividade extensionista no Brasil sistematizada de acordo com o modelo norte-americano de prestação de serviços ao meio rural.

Assim como no contexto nacional, a extensão realizada durante a Semana do Fazendeiro também passou por três fases distintas, conforme sintetizado por Negrão e Cabral (2017), sendo:

1ª - Fase de Transmissão de Conhecimentos ou Devolução, uma vez que teve como concepção inicial o objetivo de “estender” o conhecimento, influenciando os contextos históricos, sociais e econômicos do país, concentrando-se em definir conteúdos que poderiam ser imediatamente aplicáveis e que deveriam, por isso, ser difundidos; 2ª - Fase do Assistencialismo, pois a sua principal função era a prestação de serviços sob a forma de cursos práticos, serviços técnicos, assistenciais e conferências; e 3ª - Fase da Reflexão da Universidade (dialógica) já que sua concepção vem se alterando ao longo do tempo, bem como a própria concepção de conhecimento das universidades. (Negrão; Cabral, p.175)

Todos os anos, centenas de produtores rurais visitam o campus Viçosa da UFV para aprender e atualizar informações sobre novas tecnologias agrícolas, pecuária, processamento de alimentos, legislação, tendências para o agronegócio, empreendedorismo rural, entre outros temas. Além disso, o evento atrai cada vez mais pessoas que não têm vínculos diretos com o campo, mas desejam explorar novas áreas de atuação. A Semana do Fazendeiro também oferece oportunidades de participar de torneios leiteiros, comercialização de mudas e plantas ornamentais, feira de artesanato, praça de alimentação e diversas atividades artísticas e culturais que promovem a integração dos participantes e da comunidade viçosense. Além disso, tem uma programação específica para a juventude rural, mulher rural e a Tenda Troca de Saberes.

Anualmente, a Semana do Fazendeiro adota um tema específico. A escolha desses temas reflete a sintonia da organização do evento com as preocupações do meio agropecuário ao longo do período em análise, conforme apresentado no Quadro 1.

Quadro 1 – Temas da Semana do Fazendeiro da UFV de 2003 a 2024

Fonte: Adaptado de Santos (2023).

Em março de 2020, a programação da Semana do Fazendeiro foi suspensa devido à situação sanitária global causada pela pandemia de Covid-19, que exigiu isolamento social e enfrentou uma alta taxa de contaminação. Durante o período originalmente reservado para o evento, a coordenação organizou o conteúdo da 90ª edição (2019) e disponibilizou uma programação online, com palestras e reportagens gravadas pela TV Viçosa, uma emissora criada pela UFV e atualmente administrada pela Fundação Rádio e TV Educativa de Viçosa (FRATEVI). Em 2021, com a consolidação das novas formas de realizar eventos de grande porte, a Semana do Fazendeiro foi organizada para oferecer sua programação totalmente a distância. Conforme registro da Divisão de Comunicação Institucional da UFV, a 91ª edição foi realizada de maneira completamente virtual. Em 2022, o evento retornou à sua forma presencial (Santos, 2023). As Figuras 1, 2 e 3 mostra imagens da 93ª Semana do Fazendeiro.

Figura 1 - 93ª Semana do Fazendeiro

Figura 2 - 93ª Semana do Fazendeiro - Cursos

Fonte: UFV (2023).

Fonte: EMATER (2023).

Figura 3 - 88ª Semana do Fazendeiro – Tenda dos Saberes

93ª Semana do Fazendeiro: tradicional evento de extensão da UFV propõe novo olhar para a agricultura

A Juventude Rural na Semana do Fazendeiro na UFV

Para o desenvolvimento da Semana da Juventude Rural, a Emater-MG estabeleceu uma parceria com a UFV. Juntas, organizaram a seleção dos minicursos em colaboração com os Escritórios Locais do Polo Zona da Mata Mineira, que escolheram os jovens representantes. A Zona da Mata de Minas Gerais é composta por 142 municípios, dos quais 128 possuem uma população inferior a 20 mil habitantes. Os jovens selecionados para a Semana da Juventude participam de oficinas e minicursos, permitindo-lhes ter contato e se familiarizar com novas tecnologias e conhecimentos, promovendo a expansão do saber.

As oficinas são ministradas com o objetivo de proporcionar ao jovem rural o contato com novas tecnologias, sempre considerando a aplicabilidade desses conhecimentos no campo. Isso desperta a curiosidade dos jovens participantes quanto à possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o evento. As oficinas são conduzidas tanto pelos extensionistas rurais da Emater quanto pelos pesquisadores e técnicos da UFV

Segundo a coordenadora regional da Emater, a elaboração dos cursos e oficinas é definida em consenso entre os técnicos da Emater e a UFV. A escolha dos cursos baseia-se nos temas discutidos na Semana da Juventude Rural do ano anterior e no tema em pauta na Semana do Fazendeiro do ano corrente. Dessa forma, a proposta de oficinas e palestras é construída para atender às demandas e potencialidades da juventude rural nas áreas de produção, comercialização e gestão de pessoas. Os minicursos são selecionados e distribuídos entre diversas temáticas. Ao longo das edições do evento, foram realizadas mais de 150 oficinas. O Gráfico 1 apresenta a distribuição das Áreas Temáticas nas Oficinas Ministradas pela Semana da Juventude Rural de 2009 a 2019.

Gráfico 1 - Distribuição das Áreas Temáticas de 2009 a 2019

O Gráfico 1 apresenta a distribuição das áreas temáticas abrangidas pelas oficinas. A Engenharia Agrícola destaca-se como a principal área selecionada, representando 24% do total. Em seguida, estão a Construção Civil, com 20%; Fitotecnia, com 17%; Extensão Rural, com 11%; Meio Ambiente, Serviço Social e Saúde, cada uma com 7%; Produção Animal, com 4%; e Economia Rural, com 3%. Esses dados reforçam o compromisso da Emater em diversificar as atividades extensionistas promovidas no evento, demonstrando uma ampla abordagem temática ao organizar suas oficinas. O tema da 14ª edição da Semana da Juventude Rural na Semana do Fazendeiro da UFV em 2023 foi "Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um olhar para a agricultura".

Figura 4 – Semana da Juventude Rural de 2019.

Fonte: UFV (2023).

Figura 5 - 93ª Semana do Fazendeiro de 2023

Fonte: UFV (2023).

A 91ª Semana do Fazendeiro da UFV foi realiza no período de 12 a 16 de julho de 2021, totalmente virtual devido à pandemia. A seguir apresenta-se o vídeo com a 12° Semana da Juventude Rural, realizada em 2021 no formato virtual

12° Semana da Juventude Rural

Referências:

BAHIENSE, D. V.; VIEIRA, J. P. L.; ANDRADE, M. P.; GUIMARÃES, M. do C. C. Atividades institucionais da extensão rural pública para a formação dos jovens na Zona da Mata Mineira. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 37–52, 2021. DOI: 10.18616/rdsd.v7i1.6131.

EMATER-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. 2023. Emater-MG realiza cursos e eventos durante a Semana do Fazendeiro da UFV. Disponível em: https://www.mg.gov.br/agricultura/noticias/emater-mg-realiza-cursos-e-eventos-durante-semana-do-fazendeiro-da-ufv.

GURGEL, R. M. Extensão Universitária: Comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.

MOTA, J. B.; GOMES, S. G. S.; LEONARDO, E. S. Extensão para a educação: a experiência de capacitação a distância do Espaço do Produtor. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 160-172, 2016.

NEGRÃO, P.; CABRAL, F. c. In: SOUSA, D. T. de; MORENO, A.; NEVES, C. A.; VIEIRA, L. B. (orgs.). Práticas e Reflexões na Extensão Universitária: a experiência da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: Editora UFV, 2017. p. 173.

SANTOS, C. P. Para além da sala de aula: A extensão na UFV e a Semana do Fazendeiro, entre memórias e transformações (2009-2019). 2023. 174f. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG. 2023.

UFV – Universidade Federal de Viçosa. História. 2023. Disponível em: https://www.ufv.br/historia/. Acesso em: 17 mai. 2024.